Aquecimento Global

Aquecimento Global – uma certeza que já se inicia

Aquecimento Global

Ainda encontramos textos na Internet que duvidam do fato de que a Temperatura da Terra está aumentando, e dos prejuízos que isso pode causar ao planeta. No entanto, o aumento de ao menos 2ºC já é tido como realidade, e acredita-se que a temperatura global pode se elevar ainda mais.

Este artigo foi escrito baseado em outro, que escrevi em 2015, depois de ler a seguinte reportagem: How 2016 Became Earth’s Hottest Year on Record (ps: acredito que o link não esteja mais funcional, mas o artigo pode ser encontrado aqui). Àqueles que leem inglês, recomendo a leitura. Mas, aqui, busco demonstrar como deveríamos estar entrando na era do gelo, como a temperatura global apenas aumenta, e a relação dessa com níveis de CO2.

Para tal, precisamos estimar a temperatura média do globo terrestre em eras anteriores. É possível estimar a temperatura média do globo terrestre de muitas formas, como, apenas a título de exemplo, extraindo-se camadas de gelo no Ártico. Com base nessas informações, os cientistas puderam definir o ciclo de temperatura terrestre, que pode ser verificado no seguinte gráfico:

Temperatura na Terra nos últimos 450.000 anos
Temperatura na Terra nos últimos 450.000 anos

Temperatura global está subindo. O gráfico abaixo demonstra claramente uma alta de 1ºC na média da temperatura global desde o início do século XX ao início do século XXI:

Média Global Anual
Gráfico que mostra a média de temperatura anual, desde os anos 1800 até hoje.

Nos últimos 2000 anos, a temperatura caiu levemente; mas subiu fortemente nos últimos 150 anos (gráfico apenas do hemisfério norte). Aliás, a BBC tem uma ótima reportagem que mostra gráficos que demonstram, claramente, a alta da temperatura no Globo terrestre.

Os cientistas falam em alta de 2ºC na média da temperatura global. No entanto, os gráficos mostram que esse valor ainda não é certo, mas que a alta é certa. Um aumento de 1 ou 2ºC pode não parecer muito à primeira vista, e a verdade é que as consequências são ainda incertas.

Mas, o aumento de temperatura pode não estar diretamente relacionado ao ser humano. A título de exemplo, o planeta Terra tem eras do gelo e eras de calor. Assim, a variação global de temperatura ao longo dos anos é um fenômeno normal. Mas, a temperatura deveria estar caindo, não subindo como já vimos. O primeiro gráfico mostrado demonstra que deveríamos estar iniciando uma queda de temperatura global que nos levaria à uma era do gelo. Mas, a média global sobe a cada dia.

Finalmente, não se sabe se há interrupção da era do gelo, aquecimento global e suas consequências… Mas, pelos dados, estima-se que a temperatura global aumentará até 2100 em 2ºC, com consequências indefinidas e possivelmente perigosas. Esse aumento já é dado como certo, inevitável. Esses dados são baseados numa relação entre dióxido de carbono na terra e sua temperatura. Observe como a temperatura da terra acompanha a concentração de CO2, mas, no presente, temos uma altíssima concentração de CO2…

https://www.high-endrolex.com/13

Relação entre Temperatura e CO2 na atmosfera
Relação entre Temperatura e CO2 na atmosfera

Consequências na agricultura brasileira serão poucas (perdas de cerca de 15 bilhões). Mas, o Nordeste ficará arrasado (e o sul aumentará ligeiramente sua produtividade). EUA e Europa ganharão com o aumento de temperatura (considerando-se apenas a agricultura). Mas há o risco de inundações de cidades litoraneas.

Há ainda o risco de retroalimentação positiva com o derretimento da calota polar: calota polar derrete, refletindo menos luz e liberando gases de efeito estufa armazenados no gelo, o que causa mais efeito estufa aumentando o derretimento… Há a possibilidade de aumento excessivo de temperatura na terra, incontrolável e irreversível, de mais de 5ºC, causando devastações imprevisíveis.

No entanto, mesmo com o aviso dos cientistas, como as consequências são ainda imprevisíveis, o mundo continua poluindo, consumindo e devastando o meio ambiente.

Related Images:


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *